Dicas de alimentação no inverno

O inverno chegou e com a mudança da temperatura surge aquela vontade de beliscar alguma coisa durante o dia, será que isto realmente é vontade ou uma necessidade fisiológica?.

Bom, em temperaturas mais baixas o nosso corpo necessita de um maior aporte calórico para que a nossa temperatura corporal se mantenha em níveis normais, porém, ainda não se sabe ao certo o quanto de calorias a mais o nosso corpo necessita para suprir esta demanda aumentada.

Já que o nosso corpo necessita de um maior aporte calórico nesta época, quer dizer que estarei gastando mais calorias no inverno?. Sim, portanto vamos aproveitar este período para manter a forma.

Isso não quer dizer que você não possa consumir aqueles pratos e preparações típicas do inverno como: chocolate quente, fondue, sopas cremosas, dentre outros. O que você precisa fazer é substituir alguns componentes destes pratos / preparações, por aqueles menos gordurosos, calóricos. Veja abaixo algumas dicas:

  • Chocolate quente: substitua o leite integral pelo desnatado, utilize chocolate meio amargo ou cacau em pó no lugar do achocolatado.
  • Fondue: se for o de chocolate, utilize o chocolate meio amargo, ou amargo, troque o creme de leite tradicional pelo light, e consuma-o com frutas e não com marshmallow!!!!. Se for o de queijo, utilize o leite desnatado, requejão, e queijos light (veja uma receita de fondue light no ícone receitas) e consuma-o de preferência com legumes e/ ou verduras (cenoura em palito, brócolis, couve-flor cozida...)
  • Sopas cremosas: substitua o leite integral pelo desnatado nas preparações, evite o uso de embutidos como: bacon, linguiça, costelinha, dentre outros.

Além de evitarmos o consumo de comidas muito gordurosas, devemos nos atentar também para o consumo de bebidas alcoólicas. Uma bebida muito apreciada no inverno é o vinho, que apesar de conter alguns compostos que são benéficos para a saúde, se consumido em excesso, pode tornar-se um grande vilão, tanto para o aumento de peso, como para a sáude em geral.

Outro ponto que deve ser enfatizado nesta época do ano é a HIDRATAÇÃO. Devido a temperatura mais baixa a nossa sensação de sede diminui, mas isso não significa que a nossa necessidade diminuiu, portanto, o consumo de líquidos deve se manter igual ao das outras épocas do ano.

O consumo de chás é permitido. Dê preferência para os chás claros (camomila, erva cidreira, capim-limão, hortelã, frutas...), pois os chás escuros (mate, preto) tem um teor maior de cafeína, podendo prejudicar o sono e causar outros inconvenientes.

Mas lembre-se apesar de ser natural, alguns chás são contra indicados em algumas situações, portanto se tiver dúvidas na hora de comprar / consumir um chá, principalmente aqueles menos conhecidos, procure orientação de um profissional da área da saúde.

Uma opção bem legal e nutritiva para o inverno são as sopas. Utilize-as na hora do jantar. Prepare as suas sopas de forma que elas contenham todos os grupos alimentares (carboidrato, verdura, legume, proteina magra, e leguminosa, caso essa não tenha sido consumida no almoço), assim você estará fazendo uma refeição completa e que não afetará a balança (se você não exagerar nas outras refeições, é claro!!!)

Resumindo, apesar da nossa necessidade calórica estar aumentada nesta época do ano, se quisermos nos manter em forma devemos nos atentar aos alimentos consumidos, evitando os mais gordurosos, carregados de açúcar, e as bebidas alcóolicas. Se mantermos a nossa dieta habitual (saudável), rica em frutas, verduras, grãos integrais, laticínios desnatados, carnes magras, leguminosas, supriremos esta demanda energética aumentada sem afetar a nossa saúde e a balança.

0 comentários:

Postar um comentário