Saiba a diferença entre nutricionista e nutrólogo

O termo nutrólogo e nutricionista causa muita confusão nas pessoas, pois elas geralmente acham que os dois profissionais fazem a mesma coisa.
 
Pois bem, apesar de ambos trabalharem com a nutrição, suas atribuições são distintas.
 
O nutricionista é o profissional que dedicou 4 anos à graduação de nutrição, adquirindo conhecimento sobre a alimentação e a nutrição nas diversas áreas de atuação profissional (nutrição clínica, saúde coletiva, alimentação coletiva, dentre outras).
 
De acordo com a Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, que regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências, são atividades privativas do nutricionista, dentre outras, a educação nutricional, e o planejamento e prescrição de dietas.
 
O nutrólogo é o profissional que estudou medicina na graduação e fez alguma pós graduação ou residência na área de nutrição. Por ser médico pode prescrever medicamentos e dar diagnósticos.

Gostaria de citar aqui alguma legislação que regulamentasse esta profissão, mas infelizmente não localizei. Na verdade encontrei algumas entrevistas, comentários e especificações da função no site do CRM (Conselho Regional de Medicina) e da Associação Brasileira de Nutrologia, mas são contrárias à lei que regulamenta a profissão de nutricionista, ou seja, descrevem que o nutrólogo pode executar a função do nutricionista.

Resumindo, o único profissional habilitado para planejar e prescrever uma dieta, dentre outras funções, é o nutricionista, porém, em alguns casos, o trabalho multidisciplinar com nutrólogos, endocrinologistas e outros profissionais da área de saúde tende a ser mais eficaz.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário