Carboidratos no esporte

Os carboidratos representam a principal fonte de energia utilizada durante a maioria dos exercícios, sejam eles aeróbios ou anaeróbios.

Por ter seus estoques limitados (glicogênio muscular e hepático) sua oferta para esportistas através da alimentação tem como objetivo: aumentar os níveis de glicogênio hepático e muscular, fornecer energia, controlar a glicemia, melhorar a resposta imune, e a recuperação muscular.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (2009), o consumo de carboidratos por atletas deve corresponder 60 a 70% da necessidade calórica diária, ou seja, se a necessidade calórica diária do atleta é de 2000 Kcal, 1200 ou 1400 Kcal devem vir dos carboidratos.
 
A baixa reserva de carboidrato, pode causar fraqueza, afetar o metabolismo dos aminoácidos, incluindo diminuição nos níveis séricos de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), facilitar a captação de triptofano, e a formação de serotonina que está relacionada com a indução da fadiga.
 
Sendo assim, se você quer melhorar o seu desempenho e evitar contratempos o consumo adequado de carboidratos é essencial.
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário