Atenção: Anvisa proíbe a venda de 20 marcas de Whey Protein




A aproximadamente 1 mês atrás a Proteste Associação de Consumdores publicou na mídia que foram encontradas irregularidades em suplementos para atletas.
 
Na época 20 marcas de suplementos proteicos do tipo Whey Protein foram testados e apenas 6 deles continham na sua composição o teor de carboidrato e proteínas indicados na rotulagem nutricional.
 
Além da composição nutricional também foi avaliado se na rotulagem constavam todas as informações obrigatórias para alimentos indicados para atletas. Neste quesito 5 marcas foram reprovadas.
 
Após esta denúncia a Anvisa realizou a análise em 25 marcas de suplementos proteicos, e 20 delas apresentaram irregularidades na quantidade de carboidrato e proteinas declaradas.
 
Na última semana a Anvisa já tinha retirado do mercado alguns suplementos alimentares que não foram considerados seguros para consumo.
 
Apesar das alterações na quantidade de carboidratos e proteínas não serem prejudiciais a saúde, elas podem prejudicar a performance, visto que o atleta estará ingerindo um teor maior/ou menor dos nutrientes que foram estipulados para a sua condição.
 
Abaixo segue a relação dos suplementos reprovados na análise laboratorial (quantidade de carboidrato e proteina), análise da rotulagem, e aqueles que foram retirados do mercado:
 
 * Não traz em seu rótulo a frase: “Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu  consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico"
 
Para visualizar as matérias completas acesse:
 
 
 
 
 
 


0 comentários:

Postar um comentário